4 mentiras que você já ouviu sobre leitura dinâmica

Você sabe ler? Essa pergunta pode parecer estranha, e até ofensiva num primeiro momento. Mas responda pra si mesmo: quantos livros você já leu esse ano? Quantos você começou e nem se quer terminou? Quantos textos você já leu e não entendeu praticamente nada, mesmo voltando e lendo de novo?

Talvez seu problema seja simples, você é alfabetizado, consegue ler, mas a forma que você lê pode estar prejudicando (e muito) sua compreensão e acumulação de conhecimento.

***

Olá, nação concurseira.

Leitura DinamicaHoje eu quero compartilhar com vocês uma técnica de estudo que representou um verdadeiro divisor de águas na minha preparação para os concursos. Estou falando da leitura dinâmica.

Sim, depois que eu aprendi as técnicas para ler mais rápido e melhor, meu rendimento nos estudos simplesmente deu um salto.

E eu poderia ficar aqui falando sobre os benefícios da leitura dinâmica, principalmente para o concurseiro, mas eu acho mais útil tratar sobre algumas mentiras que ouço corriqueiramente por aí sobre essa poderosa ferramenta.

 

1. Leitura dinâmica é ficar lendo tudo rápido, o importante é reter o que foi lido.

Ler rapido

Essa é a campeã!

Quantas, mas quantas pessoas (dentre elas, professores até reconhecidos) ficam nesse lugar-comum totalmente equivocado sobre leitura dinâmica!

Pessoal, nenhum treinamento sobre leitura dinâmica vai te ensinar a simplesmente “ler mais rápido”, todos os cursos que eu já fiz até hoje, os professores sempre batem na mesma tecla: o que se ensina é a ler mais rápido e com mais retenção de conteúdo.

Vou falar um pouco mais sobre essa característica da leitura dinâmica (de ajudar a reter melhor o conteúdo) a seguir, por ora, fique sabendo que essa afirmação, apesar de repetida aos quatro ventos por pseudo especialistas no assunto, não passa de desinformação.

Quem fala não teve o trabalho, se quer, de se informar sobre o que se propôs a criticar.

2. Ler mais rápido não ajuda, só atrapalha a compreensão.

Essa é a segunda mais propagada, e igualmente acreditada, infelizmente.

Vamos lá, eu não sou especialista em leitura dinâmica, sou apenas um usuário satisfeito com os resultados e que quer ajudar pessoas que passaram pela mesma dificuldade que eu a superar essa barreira.

O que eu percebi e o que eu vejo todos os grandes especialistas dizendo é que a leitura dinâmica melhora sua compreensão de texto simplesmente porquê você está realmente lendo mais rápido.

Pra te ajudar a entender isso, vou te dar dois exemplos

  1. Lembre aí agora daquele seu professor que falaaaaava e liiiiia naqueeeela velooocidaaadee leeeeeeeeeeeeeennnntaa…. Deu sono só de lembrar, certo?
  2. Outro exemplo: quantas vezes você estava copiando o que o professor estava ditando no quadro e percebeu, ao final, que não lembrava do que estava escrito no início? E se lembrasse, não entenderia tudo o que foi dito.

Essas duas situações que todos nós já passamos mostra como uma leitura lenta pode (essa sim) atrapalhar demais teu rendimento nos estudos, fazendo que você não entenda nada, e, se entender, acabe entendendo tudo errado, fora do contexto.

Ler devagar só ajuda a produzir uma coisa: distração. Ou melhor, duas: distração e a falsa ideia de que é possível se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo quando se está lendo.

Multitarefas

Quando você começa a ler mais rápido, seu cérebro consegue acompanhar o raciocínio desenvolvido pelo texto, e isso promove uma facilitação à sua concentração.

Acredite, eu não estou apenas repetindo coisas que li nos livros, parafraseando meu querido (e sumido) Belchior

“quero lhe contar (…) tudo o que aconteceu comigo”

Eu tinha um problema sério de começar a ler alguma coisa e cinco segundos depois, estar pensando em qualquer outra coisa no Universo, menos no que eu estava lendo. Isso mudou depois que eu aprendi a ler da forma certa.

E vamos lá, né gente, você é concurseiro. Você vai encarar uma prova com, no mínimo, dois textos grandes para ler e interpretar! Você não pode subestimar a necessidade que você tem de ler mais rápido e melhor. E quando eu digo melhor, quero dizer: com mais chances de acertar questões de interpretação! (mais direto impossível, rs)

MINHA INDICAÇÃO:

 


3. Isso só dá certo pra quem já lê bastante, eu quase não leio nada.

Nerd

Não. Não precisa ser um nerd para aprender leitura dinâmica. De fato, você pode até se tornar um, depois de aprende-la!

Nós, seres humanos, temos uma tendência de nos afastarmos daquilo que nos causa desconforto. É a eterna e instintiva fuga da dor em direção ao prazer. E isso é muito bom!

Afinal, todas as conquistas tecnológicas que o ser humano alcançou até hoje são fruto desse instinto. Numa discussão mais filosófica, isso é responsável pela própria existência da espécie humana.

Então, muito provavelmente, seu “desgosto” pela leitura se deve a uma dificuldade que você tem. E isso acontece sempre que você pega uma certa matéria pra estudar e diz: “nossa, eu odeio” tal matéria…

Ok, alguns têm uma certa facilidade pra isso. Mas nós somos assim mesmo, nascemos com certos dons e o resto tem que ser aprendido.

O importante é: conhecimento é sempre cumulativo. Ninguém nasce sabendo. Como diz Mário Sérgio Cortella, no título de um de seus livros: “não nascemos prontos”.

E você pode, sim, se tornar um leitor voraz! Mesmo que você pense em só fazer isso pra passar no seu concurso. O bom da leitura é isso: depois de aprender a ler bem, você não vai querer parar!

4. Fazer curso de leitura dinâmica é perda de tempo, é só ler, ler e ler, que a leitura melhora.

livros

Claro que não!

Eu, por exemplo, sempre li bastante. Com muita dificuldade e numa velocidade de tartaruga, mas sempre li muito.

Mas foi só depois de fazer um curso de leitura dinâmica, que eu realmente passei a ler bem.

Não por acaso, foi depois disso que eu passei no concurso do TRE-RJ, onde exerço até hoje minhas funções.

Você pode até consegui aprender sozinho, se tiver acesso às técnicas mais eficazes para melhorar sua leitura. Mas para isso, provavelmente terá que gastar muito em treinamentos e livros (provavelmente estrangeiros, pois o mercado nacional ainda não está forte nessa área), e também vai gastar um bom tempo.

Mas definitivamente, só ler muito não melhora (significativamente) sua velocidade de leitura.

E vamos lá né, gente: se você está lendo isso, é por que não consegue ler muito, então não tem lógica mandar alguém que não gosta de ler, ler mais pra melhorar a leitura!

***

Gostou?

Então clique aqui para conhecer o curso de leitura dinâmica do professor Renato Alves. Esse é O CARA. Meu mestre.

Nesse vídeo, você vai conhecer 5 dicas para melhorar sua leitura, e o melhor: GRATUITAMENTE!

CLIQUE AGORA

© 2014 Escola Concursos