A maior reclamação de quase todo concurseiro é a falta de tempo para estudar. Mas então como explicar tantas pessoas que trabalham, estudam, namoram, cuidam dAumentar seu tempo de estudoa  família e conseguem a tão sonhada aprovação?

O grande segredo é a otimização do tempo.

Claro que a preparação para concursos envolve um pouco de sacrifício e muitas escolhas, mas não dá para abandonar suas responsabilidades nem abrir mão da família e do lazer (senão você ganha uma camisa de força em vez do cargo público).

Otimização significa usar intervalos de tempo que estavam sendo desperdiçados ao  longo do dia e aproveitar melhor cada minuto de estudo, fazendo-o render o máximo possível.

Como aumentar seu tempo de estudo?

Confira algumas dicas fáceis de aplicar no dia-a-dia para economizar seu tempo e  estudar mais e melhor.


1 – Não perca tempo com distrações inúteis

Você passa o dia no Facebook, trocando vídeos de WhatsApp, jogando na internet, vendo novela ou olhando vitrines por aí? É melhor rever esse hábito, pois isso não vai aumentar seu tempo de estudo. Essas atividades não acrescentam nada, atrapalham a concentração e fazem perder a noção do tempo. Lazer só na hora do lazer. Não se convenceu? Baixe os aplicativo Moment (iPhone), Menthal ou BreakFree (Android), que medem quantas horas você passa por dia no celular. Você vai ficar chocado.


2 – Durma bem, não durma demais

Nunca fique sem dormir para estudar mais, pois o sono é fundamental para fixar a matéria aprendida durante o dia. Adultos precisam dormir entre 6h e 8h ao dia: encontre seu tempo ideal e não o ultrapasse, ou você vai desperdiçar horas úteis que podem fazer falta depois.


3 – Ande com material de estudo

Já pensou em quanto tempo você perde no trânsito, no transporte público ou em filas? Se você se acostumar a carregar sempre um livro ou baixar aulas gravadas, audiolivros e aplicativos para concursos no celular, todo esse tempo desperdiçado vai turbinar seu programa de estudos. Se você gasta 1h por dia no ônibus para chegar ao trabalho e 1h para voltar, você já ganhou 10h de estudo por semana.


4 – Monte um cronograma (e siga-o)

Agora que você ganhou várias horas de estudo, planeje como usá-las para aumentar seu tempo de estudo. Monte um cronograma com todo o tempo disponível para estudo (inclusive o do ônibus) e divida-o entre as matérias do seu edital. Não coloque duas matérias muito parecidas em sequência nem faça blocos de mais de 1h30 da mesma matéria. No post do link abaixo ensinamos a montar o cronograma ideal.

Não se esqueça de deixar algumas horas livres para a família, os amigos e algum lazer.

Confira nossa dica de Como montar um cronograma de estudos matador


5 – Concentre-se

Elimine todas as distrações na hora de estudar. Desligue o celular, a TV e avise sua família que você precisa ficar sozinho e não pode ser interrompido. Se você mora com pessoas barulhentas, ligue um ventilador ou coloque um ruído branco (https://www.youtube.com/watch?v=wzjWIxXBs_s): eles encobrem os outros sons e depois de alguns minutos você se acostuma com o barulho e consegue se concentrar.

Aumente sua concentração com músicas de games


6 – Faça pausas

Depois de cada matéria, faça uma pausa de 10 a 15 minutos.  Nosso cérebro perde naturalmente a concentração depois de 1h a 1h30 de estudo, e aí você sente sono, fome, se cansa e perde o foco. Levante, faça um alongamento, brinque com o cachorro, espie o Facebook: o importante é relaxar. Só não se esqueça de voltar depois.


7 – Alimente-se bem

Estudar também gasta energia. Por isso, para garantir disposição na hora de enfrentar os livros, é muito importante ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico, que demoram mais para serem digeridos e fornecem energia por mais tempo. Para conseguir isso, inclua no seu cardápio mais legumes, verduras, frutas frescas e cereais.


8 – Pratique um esporte

Outro cuidado fundamental para sua saúde e, consequentemente, aumentar seu tempo de estudo. Praticar atividade física duas ou três vezes por semana melhora o sono, acaba com a sonolência ao longo do dia, alivia o stress e aumenta a resistência muscular, diminuindo as dores nas costas por passar muito tempo sentado e o cansaço no meio daquela prova de 5h.


Conhece outra técnica de estudo ou outra forma de otimização dos estudos? Deixe nos comentários para que possamos desenvolver esse tema.

PS. Confira também nossa dica de Como superar 7 problemas que atrapalham os estudos