Opa, tudo bem? Aqui é o professor Igor Moreira, e hoje eu tenho uma dica que pode salvar o seu dia! Vamos conferir como atualizar a legislação de forma gratuita.

Não é raro um aluno me pedir uma indicação de livro para aprofundar seus estudos. Como professor de Direito Administrativo e Direito Eleitoral, eu dou minhas indicações.

Mas aí vêm a pergunta recorrente: “tem problema eu comprar uma versão desatualizada?”

Bom, ter problema tem! Você pode estudar uma regra já ultrapassada. Se o livro está desatualizado, isso é um GRANDE problema pra você. Principalmente em Direito Administrativo e Eleitoral, que tem muito conteúdo baseado em leis, e as leis, você sabe, mudam o tempo todo!

Isso sem falar no famigerado Vade Mecum, que você compra hoje, e ele desatualiza amanhã! rsrs…

Então, sendo bem sincero, ter uma legislação atualizada é de suma importância. Mas daí surgem alguns problemas ou inconvenientes:

1. Dinheiro – não tem jeito. O valor de um livro “zero km” é bem caro para grande parte dos concurseiros. É verdade que tem muita gente que gasta muito mais em outras coisas desnecessárias, mas, estou trabalhando com a hipótese do concurseiro duro e sincero.

2. O que fazer com a edição antiga? – parece um problema menor, mas pensando na questão logística, não dá pra ficar colecionando todas as edições da sua doutrina e do Vade Mecum.

Então como conciliar isso? Será que tem alguma forma de deixar minha legislação atualizada tem precisar gastar algumas centenas de reais de vez em quando?

É nessa hora que entra a minha dica!

Clique no link abaixo e veja de forma simples e prática como atualizar sua legislação (ou mesmo seu livro de doutrina que fale sobre alguma lei) de forma rápida, simples, direto ao ponto, e o melhor: gratuita!

O passo a passo de como atualizar a legislação de forma fácil e gratuita:

1º – Vá no Google e procure a lei que você deseja atualizar, por exemplo: “lei 8.666”

2º – Clique na opção que te remeta ao site “planalto.gov.br”. Geralmente ele está dentre as primeiras opções.

É importante que você não vá em outra fonte que não o site do planalto, pois lá é a fonte mais segura para você pesquisar qualquer legislação.

3º – Estando na página da lei compilada, aperte as teclas “Ctrl” e “F”, em seu teclado.

Nessa hora aparecerá, em algum lugar no seu navegador, um campo para que você possa procurar na página.

4º – Digite os anos em ordem crescente, a partir da edição do seu livro.

Por exemplo: seu livro é de 2011 → digite lá 2012 e veja se há alguma alteração, depois digite 2013 e assim em diante até chegar ao ano em que estamos.

Pronto.

Você tem acesso direto a exatamente tudo aquilo que foi alterado na lei rápida e gratuitamente.

Claro, agora seu trabalho será fazer os apontamentos necessários para complementar as informações em seu livro, caso necessário. Eu disse que seria grátis, não que seria tudo de mão beijada. rs

Bom, por hoje é só galera. Espero que tenham gostado da dica. Em breve teremos mais.

Aquele abraço, bons estudos.  Portal Professor Igor Moreira