Press ESC to close

Escola Concursos

Aumente sua concentração com músicas de games

E aí, pessoal? Hoje o blog Escola Concursos traz uma dica incrível para ajudar a manter o foco na hora dos estudos (e até do trabalho): aumentar a concentração com músicas de videogame!

Parece estranho à primeira vista, mas vocês vão perceber como faz o maior sentido.

Ouvir música influencia de modo direto o humor, a concentração e o comportamento do ouvinte.

Além disso, cada estilo musical estimula áreas diferentes do cérebro.

É por isso que as músicas agitadas são usadas em academias, as lentas são ótimas para namorar e as tristes são contraindicadas para quem sofre de depressão.

Como escolher uma música para ajudar na concentração?

Se você gosta de música para estudar e concentrar, quanto mais simples e constante for a melodia, melhor: além de aumentar seu desempenho, a música estimula a criatividade e as suas habilidades cognitivas.

Várias pesquisas comprovaram que a música clássica é excelente para estudar, pois estimula a concentração e ajuda a aprender com mais facilidade. Melodias instrumentais também funcionam.

No entanto, a música dos videogames parece ser ainda melhor.

A explicação para isso é bem simples: esse tipo de música já é composta com a finalidade de ajudar o gamer a se concentrar nas tarefas e missões do jogo sem se distrair com melodias barulhentas, complexas, com muitas variações de ritmo ou com a letra das canções.

O assunto é levado muito a sério: compositores de músicas para games ganham fortunas para encontrar o ritmo perfeito para cada estilo de jogo. Alguns jogos consagrados cujas trilhas são excelentes para estudar: Final Fantasy, Legend of Zelda, Metal Gear Solid, Castlevania, Assassin’s Creed… É só procurar no YouTube.

A Orquestra Filarmônica de Londres também executa versões incríveis de trilhas sonoras, confira aqui.

E que tal essa versão do tema de Super Mario Bros. no violão? Deliciosa, não?

Está esperando o quê para testar? Suas horas de estudo serão mais prazerosas do que nunca!

Tathyanna Christina

Advogada, concurseira e redatora web. Filosofia de vida: nada é impossível desde que você se esforce o suficiente.

Comments (1)